segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Reciclagem do Lixo

O objetivo deste milénio é deixar as pessoas vivas até o fim dele. Então, se não fizermos nada a respeito do lixo, o mundo vai virar só uma bola sem nada!!!. Sem pessoas, sem animais, sem nada!. Qando a última árvore for cortada, quando o último peixe for pescado, o homem intenderá que o dinheiro não se come.

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Brinquedo de garrafa PET

Materiais necessários:2 garrfas PET iguais.Estilete, ou faca, caneta permanente, fita adesiva larga colorida (eu não tinha em casa, só da comum)Bolinhas de gude, mas podem ser miçangas grandes.

Modo de fazer:Na primeira garrafa PET faça uma linha 2-3 dedos abaixo da linha onde fica a parte do rótulo.E tb na parte de baixo.Corte as duas extremidades. Jogue fora a parte do meio.Junte o fundo com o pedaço de cima.Una com fita adesiva larga, bastante, se tiver colorida melhor.Na outra garrafa, desenhe uma linha quase na base, uns 2-3 dedos (de baixo pra cima).Corte fora, mas reserve a base.Encaixe a segunda garrafa sem fundo, na outra parte menor.Use fita adesiva para unir ambas as partes.Na parte superior novamente desenhe uma linha reta onde o plástico começar inclinar.Corte na linha, todo ao redor.Coloque as bolinhas de gude dentro das garrafas.Encaixe a outra parte de baixo (q vc tinha reservado), na abertura de cima.Feche com bastante fita adesiva, se tiver colorida, melhor.Fica assim! O objetivo é conseguir colocar as bolinhas dentro da garrafa menor!Por fim a brincadeira, ninguem resiste! A única coisa é q é um brinquedo BARULHENTO! Meus filhos usam pra fazer 'música' tb.hehehe
Papelão, latas, pneus, botões....
Não é preciso muito mais do que esses materiais, tão facilmente encontrados em casa, na escola ou na rua para montar brinquedos para a criançada.

...E, o melhor: além de se divertirem, vocês estarão contribuindo para diminuir a quantidade de resíduos do planeta.

Se não se transformassem em outro objeto, o destino desses materiais seria, provavelmente, os lixões das cidades.

Se você não tem coleta seletiva por perto, separe caixas, embalagens plásticas, papéis e isopores para uma sessão de "faça-você-mesmo" com seus alunos, filhos ou amigos.

Portanto, não há mais desculpa, para não reciclar ou reutilizar materiais.

Lixo Orgânico e Inorgânico?

Todo lixo pode ser dividido basicamente em material orgânico e inorgânico. Orgânico é todo dejeto biodegradável, como resto de comida — casca de fruta, por exemplo —, que será decomposto pela ação de microorganismos, o que se chama apodrecimento. Largado na rua, esse lixo apodrecido servirá de alimento a ratos, baratas e moscas, transmissores de doenças.
A parte inorgânica do lixo é composta de dejetos que não apodrecem, como
papel, plástico, borracha, metais e vidro. Tais restos também contribuem para a proliferação de formas daninhas de vida, para as quais servem de ninho. Além disso, podem causar estragos quando não são varridos das ruas. Com a chuva, plásticos e papéis navegam na enxurrada até as bocas-de-lobo e galerias pluviais que, se não forem limpas periodicamente, entopem, provocando as inundações tão conhecidas dos habitantes das grandes cidades brasileiras.



Historia em Quadrinho Turma da Mônica

A Reutilização do Lixo

[2007_131_hq_annelaura.JPG] 

Curta as suas férias cuidando do Meio Ambiente!!!!!



   História do Lixo
                        Linhas gerais
 
No início dos tempos, os primeiros homens eram nômades. Moravam em cavernas, sobreviviam da caça e pesca, vestiam-se de peles e formavam uma população minoritária sobre a terra. Quando a comida começava a ficar escassa, eles se mudavam para outra região e os seus "lixos", deixados sobre o meio ambiente, eram logo decompostos pela ação do tempo.
À medida em que foi "civilizando-se" o homem passou a produzir peças para promover seu conforto: vasilhames de cerâmica, instrumentos para o plantio, roupas mais apropriadas. Começou também a desenvolver hábitos como construção de moradias, criação de animais, cultivo de alimentos, além de se fixar  de forma permanente em um local. A produção de lixo consequentemente foi aumentando, mas ainda não havia se constituído em um problema mundial.
Naturalmente, esse desenvolvimento foi se acentuando com o passar dos anos. A população humana foi aumentando e, com o advento da revolução industrial - que possibilitou um salto na produção em série de bens de consumo - a problemática da geração e descarte de lixo teve um grande impulso. Porém, esse fato não causou nenhuma preocupação maior: o que estava em alta era o desenvolvimento e não suas conseqüências.
Entretanto, a partir da segunda metade do século XX iniciou-se uma reviravolta. A humanidade passou a preocupar-se com o planeta onde vive. Mas não foi por acaso: fatos como o buraco na camada de ozônio e o aquecimento global da Terra despertaram a população mundial sobre o que estava acontecendo com o meio ambiente. Nesse "despertar", a questão da geração e destinação final do lixo foi percebida mas, infelizmente, até hoje não vem sendo encarada com a urgência necessária.
"O lado trágico dessa história é que o lixo é um indicador curioso de desenvolvimento de uma nação. Quanto mais pujante for a economia, mais sujeira o país irá produzir. Ë o sinal de que o país está crescendo, de que as pessoas estão consumindo mais. O problema está ganhando uma dimensão perigosa por causa da mudança no perfil do lixo. Na metade do século, a composição do lixo era predominantemente de matéria orgânica, de restos de comida. Com o avanço da tecnologia, materiais como plásticos, isopores, pilhas, baterias de celular e lâmpadas são presença cada vez mais constante na coleta. Há cinqüenta anos, os bebes utilizavam fraldas de pano, que não eram jogadas fora. Tomavam sopa feita em casa e bebiam leite mantido em garrafas reutilizáveis. Hoje, os bebês usam fralda descartáveis, tomam sopa em potinhos que são jogados fora e bebem leite embalado em tetrapak. Ao final de uma semana de vida, o lixo que eles produzem equivale, em volume, a quatro vezes o seu tamanho.
Um dos maiores problemas do lixo é que grande parte das pessoas pensa que basta jogar o lixo na lata e o problema da sujeira vai estar resolvido. Nada disso. O problema só começa aí. "(*)
 
 


(*) Revista Veja, 17 mar 1999

Jogos Divertidos

Acesse os links abaixo e divirta-se!!!!

APRENDA RECICLAR
http://www.baixatudo.com.br/jogo-da-reciclagem

ORGANIZE O LIXO NO CONDOMÍNIO
http://www.baixatudo.com.br/reciclagem

QUANTO LIXO VOCÊ PRODUZ?
http://www.baixatudo.com.br/quiz-quanto-lixo-voce-produz

Jogo dos 7 Acertos!!!

Você já ouviu falar do "Jogo dos 7 Erros?
Pois então, inovando esta idéia, me diga os 7 ACERTOS, para um cidade mais organizada ecologicamente falando!


Curiosidades

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Castelo Rá Tim Bum - Ratinho - Rap da Reciclagem

Conheça o significado das cores das latas de lixo


Ratinho do Castelo Rá-tim-bum - A Lata de Lixo

Como fazer um dado com caixas de leite


Como fazer um dado gigante com caixinha de leite

Para para fazer o dado é bem simples, primeiro pegue seis caixinhas de leite TP (tetra parque), lave-as, em seguida junte-as  de modo a formar um dado, passe fita larga e embrulhe com jornal.
Depois peque EVA de cores variadas e cole com cola quente por todo o quadrado, decore de acordo com sua criatividade e necessidade.
O primeiro dado que fiz foi para trabalhar com as crianças no jardim para noção de cores e números.
O segundo foi para trabalhar jogos de regras.
O terceiro fiz em casa para trabalhar com minha filha a multiplicação.
Fiz dois dados com numeros diferentes de 0 a 10, jogava dos dados e o numero que caia ela tinha que multiplicar, com o meu filho menor de 06 anos pude trabalhar soma e subtração. 

Resultado: É sempre bom aprender brincando, ainda mais com dados gigantes!


segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Garrafas Pet para o Natal

Árvore de Natal com Garrafas Pet

Confira aqui o passo a passo da Árvore de Natal:

MATERIAL
1 - um metro de cano;
2 - garrafas pet;
3 - areia;
4 - tesoura;
5 - papelão.

MODO DE FAZER:
1 - Retire os fundos das garrafas
2 - Recorte tiras de 1,5cm até chegar no gargalo. (elas não se separam no gargalo)
3 - Dobre as tiras de modo que fiquem no mesmo nível do gargalo. Faça esse procedimento em todas as garrafas


4 - Encaixe o gargalo da garrafa no cano, um sobre o outro;
5 - Recorte uma garrafa ao meio e use o fundo da garrafa para apoiar a árvore;
6 - Encha o fundo da garrafa com areia;

7 - Desenhe uma estrela no papelão, recorte, pinte com glitter e cole no topo da árvore;
8 - Use sua criatividade para decorar a árvore. Você poderá pintá-la com tinta spray “acrilex”, colar lantejoulas, decorar com tinta dimensional glitter, pendurar anjinhos, papai Noel, estrelas e bolinhas.

Aproveite a brincadeira para bater um papo com seus filhos sobre solidariedade, cooperação e principalmente, sobre um aspecto muito negativo do apelo comercial do Natal: comprar de forma inconsciente e pouco zelosa, consumindo recursos naturais e energia na produção de presentes e embrulhos que muitas vezes só duram uma noite.

Fonte:http://vilamulher.terra.com.br